Toca do Juban Albino™

...e dos Exploradores da Dragon Cave

Novidades: Manual 3.0 Beta

Published by Juban Albino™ under , on 18:10
Ayo pessoal!
Algumas pessoas que seguem o Fórum oficial do sistema ou a página no Facebook do sistema ou que estão no grupo no Whatsapp (Exploradores da DC) devem estar cientes de que um novo material foi lançado pela equipe oficial do Mighty Blade. Esse material é uma prévia da nova versão impressa do manual básico, está com alguns detalhes interessantes, bem organizado, com um acabamento bonito mesmo que para um documento prévio e sem revisão de texto.

Porém, quem já deu uma olhada nesse manual beta reparou que: Algumas raças/classes estão ausentes, os Antecedentes estão ausentes e principalmente, o sistema de Proficiências foi extinto e no lugar dele, as classes tem habilidades automáticas de acordo com sua "função ou conceito".

Tenho visto muita gente, dentre os já antenados, reclamar dessas mudanças então vamos a um pequeno esclarecimento.


Nem todas as classes e raças estão presentes porque algum tempo atrás, foi feita uma votação por meio de formulário google para decidir que raças/classes ficariam no manual dentre algumas opções que ainda não tinham sido oficialmente incluídas. Num tópico feito no Fórum, foi dito que essas raças são restritas - como antigamente eram classificadas no Guia das Raças - porém, devem vir a aparecer num outro material que será lançado depois do novo manual básico.
Os Antecedentes, são, como antigamente, regras opcionais. Portanto, não precisam necessariamente estar no manual, vindo também num próximo material.
O sistema de Proficiências, por mais que tenha organizado as coisas e deixado claro quem rola quantos dados em cada situação e qual atributo usar, foi criticado por algumas pessoas - eu vi pouquíssimas pessoas reclamando e, dessas, muitas mudaram sua postura após uma melhor leitura - que diziam que era "complexo e descaracterizava o sistema. Para não criar problemas, esse sistema foi abolido - na minha opinião, ignorando a massa que gostou e ouvindo a minoria, algo "anti democrático", já que foi uma mudança tendo em questão a crítica. No lugar dele, as classes tem agora habilidade automática - como as raças - mas as habilidades são iguais para classes semelhantes em função - combatentes, conjuradores arcanos, conjuradores sagrados - e já vi muita gente criticar essa mudança, porque agora todos são proficientes em tudo, essa habilidade automática só define que você é melhor em algo que o outro, mas uma pouca diferença.

Para mim, as mudanças deixaram as coisas mais complicadas porque as mudanças incluídas nas DC 10 e 11 já tinham sido absorvidas pelas pessoas, quem tinha estranhado já estava acostumando e BOOM, mudança radical. Como dica eu digo: Use o que for melhor para você, mesmo que seja uma regra abolida. Se você prefere o sistema de proficiências, use. Vá até a página oficial ou ao Fórum e diga sua opinião formalmente. Se ouviram pessoas que reclamaram antes, devem ouvir quem reclamar agora. E viva a versão 2.quase 3 ou 3.0 não oficial ou 3.0 da DC.

E, independente de seu lado - sistema de Proficiência ou sistema do manual beta - apoie o Mighty Blade. O novo manual vem ai, então fiquem de olho e apoiem para que nosso sistema querido cresça ainda mais.

Abraço do Juban Albino.
 
 

4 comentários:

Domenico Gay disse... @ 21 de agosto de 2016 às 03:28

Só uma correção, Juban: As Raças que ficaram de fora dessa versão Beta do livro são aquelas consideradas restritas. Todas as raças não-restritas estão presentes no Beta (apesar de nem todas elas irem pra versão final do livro).

E eu detestei termos tirado o sistema de Proficiências dessa versão, mas o Tiago não gosta do sistema, e ele acha que descaracteriza o sistema como ele foi concebido - onde, realmente, todo mundo é proficiente em tudo. Ele recebeu algumas críticas ao sistema - eu, pessoalmente, não recebi nenhuma que não tenha sido logo em seguida transformada em um "Oh, entendi!" e aceita facilmente - e resolveu que a regra tinha que sair. É um pensamento não só focado nos jogadores atuais do Mighty blade, mas também naqueles que vão chegar ao jogo mais tarde, pra quem, talvez, o sistema de Proficiências seja realmente muito complicado. Além disso, apesar de não ter visto nenhuma reclamação duradoura ao sistema de proficiências, eu pessoalmente li alguns elogios à ele - particularmente em conversas que tive com jogadores - mas o Tiago diz que esse retorno não chegou nele. Então a decisão de mantermos o sistema de proficiências de fora é uma decisão de "segurança": O sistema funcionava bem antes das Proficiências, e nós (como equipe) não notamos nenhum "grande amor" dos jogadores pelo sistema de Proficiências. Se houve, ficou escondido em alguns cantos da internet que nós não sondamos. Nós trabalhamos com o feedback dos jogadores, e a maioria desse feedback vêm das nossas interações pessoais, porque em geral não há um retorno de outros grupos fora os que mantemos. Houve uma tímida manifestação positiva no fórum, mas houveram algumas manifestações negativas também, então ficou no zero a zero.

Pra terminar essa conversa, deixa eu dizer o seguinte: Eu gosto de ir atrás dos jogadores e perguntar o que eles achama das coisas. Mas isso é uma característica minha, que nem o Tiago nem o Luciano têm. Eu tenho conta no RRPG, em 6 fóruns de RPG e estou sempre procurando gente que joga MB pra perguntar as coisas. MAS eu criei o sistema de proficiências. E portanto, um feedback positivo meu sempre vai parecer um pouco suspeito - não que eu vá dizer que as pessoas gostem só pra fazxvorecer o meu próprio material, mas sim pelo fato de que, por eu ter criado o sistema em questão e conhecer ele muito bem, posso argumentar e fazer um interlocutor entender o quanto ele é bom, mas infelizmente eu não posso ensinar, pessoalmente, cada jogador de MB que tem por aí - eu bem que ostaria! Seria beeem divertido!
Enfim!
Acho que já escrevi demais! Sim, tem um pouco de desabafo aqui - em relação aos outros Portadores da Mighty blade e também aos jogadores de Mighty Blade - e é melhor eu não me expor muito mais do que isso, né?

Juban Albino™ disse... @ 21 de agosto de 2016 às 14:58

MUITO OBRIGADO, DOMÊNICO.
Eu sei que você em particular está triste com essa remoção, infelizmente eu sei.
Onde posso, tenho debatido sobre isso, "pró ou contra sistema de proficiência e sua saída" e poucas pessoas aprovaram a saída, na verdade, acho que só 2. Mas dessas 2, uma delas gostava do sistema, mas entendeu que era pro bem de novatos (e dos preguiçosos que não gostam de ler para entender). Junto a esses debates, tenho visto que as pessoas querem se organizar para fazer reclamação em massa, para serem escutadas. Pode não funcionar, mas vão tentar e eu irei junto.

E bem, melhor não se expor muito, afinal, pode dar treta, sei lá. Mas ainda assim, agradeço pelo desabafo e sua presença aqui. Você pode ser o recluso do interior, mas é quem mais tem contato com o povão. Abraço!

Unknown disse... @ 3 de dezembro de 2016 às 16:05

Eu gostaria imensamente de que ao menos tivesse o sistema de proficiências no Guia do Herói, cara, eu e o grupo que jogamos gostamos demais! É uma pena que não terá no Manual Básico.
Já todos serem proficientes em tudo acho que não faz muito sentido, mas tá legal...
Creio eu, que mesmo se comprar o Manual usarei o sistema e deixarei as habilidades automáticas da Classe de fora.

No Guia do Herói também poderia ter mais armas, equipamentos e encantamentos.

Juban Albino™ disse... @ 3 de dezembro de 2016 às 20:08

Ao que me lembro, sim, as Proficiências - assim como os Antecedentes - estarão no Guia do Herói. Ou seja, não é de todo, ruim.
E sim, creio que novos equipamentos ao menos terão, quanto a encantamentos já não dou certeza.

Postar um comentário

 
Tema original modificado por Juban Albino.. Tecnologia do Blogger.

Entocados