Toca do Juban Albino™

...e dos Exploradores da Dragon Cave

Raças Revisadas: Bearos e Liges

Published by Juban Albino™ under on 13:38
Ayo pessoal! Juban Albino em ação!
Eu já estava pra lançar esse material desde o início da semana mas uns problemas me impediram (maldita interwebs >.> ), porém, aqui estou eu e desta vez nada me impedirá!

Esta é a primeira parte da revisão das raças aqui da Toca do Juban Albino e com ela trago os Bearos e os Liges tendo eles novo texto descritivo e novas habilidades.

Ah, lendo eles vocês notarão a falta de uma informação "Classes comuns". Eu não coloquei essa parte porque as classes do MB ainda não foram revisadas (vem logo DC 11), então, assumam que as Classes comuns destas raças são as mesmas de antes.
Aproveitem a leitura.



==
Bearo
Singular masculino e feminino: Bearo
Plural masculino e feminino: Bearos

Atributos Iniciais:
Força 4
Agilidade 2
Inteligência 3
Vontade 3

Habilidade Automática: 
Corpo Pesado
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui uma musculatura poderosa – e pesada. Você recebe +1 Ponto de Força e pode rolar +1d6 quando fizer testes de Resistência baseados em neste atributo e em testes para manipular peso - empurrar, levantar, puxar ou sustentar-  mas você é considerado Inapto para testes de Movimentação. Além disso você precisa de um turno inteiro para se levantar, ao invés de uma ação de movimento, mas você recebe +2 em quaisquer testes para evitar ser derrubado. Finalmente, sua Carga é calculada como se você tivesse Força +2.


Biologia

Bearos são seres humanoides avantajados com traços de ursos.
Costumam ter entre 2,2 e 2,8 metros de altura e chegam facilmente aos 350 quilos, sendo que a média de peso da raça é de 310 quilos.

Possuem uma grossa pelagem - que recobre sua pele rosada - cuja a cor varia entre tons de marrom, cinza escuro, grisalho, vermelho, negro e até brancos, dependendo da região onde vivem. No geral, possuem um focinho curto, dentes fortes e pontudos e orelhas no topo da cabeça, sendo estas geralmente arredondadas, mas não sendo incomum as orelhas mais "pontudas".

A gestação das Bearos tem duração de 10 meses e, um indivíduo é considerado adulto por volta dos 20 anos, quando este já passou por uma espécie de exílio da raça, que ocorre quando um Bearo atinge 12 anos e sai de seu lar para aprender sozinho a sobreviver - caçar, lutar, conhecer o lugar ao seu redor - e volta quando se sente pronto, quando deixa de depender de outros e pode iniciar sua própria família - se for de desejo dele. Os membros desta raça vivem por volta de 90 anos, tendo começado a apresentar sinais de velhice aos 70 anos, mas, o constante envolvimento em conflitos territoriais tem começado a baixar essa média.

Fêmeas e machos da raça possuem pouca distinção quando os traços físicos - altura e peso - são comparados, porém, as vestimentas, os trejeitos, a ferocidade das fêmeas aliadas à presença de um par de mamas grandes e pesadas - geralmente disfarçadas pela pelagem - são os pontos que as distinguem dos machos.

Cultura

Muitos dos Bearos que vivem em grupos preferem viver em tocas subterrâneas ou cavernas com diversas e imensas galerias, já outros grupos preferem viver em matas ou montanhas, com casas feitas de troncos inteiros dispostos em cone, como uma espécie de oca, construídas em locais altos para evitar alagamentos por conta de possíveis rios nas proximidades do acampamento.

Apesar de viver em grupos, Bearos são bastante individualistas e territorialistas, prezando pela lealdade e confiança entre si e, aqueles que traem esse conceito são exilados ou punidos de tal forma que sirvam de exemplo para que ninguém cometa o mesmo erro dentro da comunidade - que por vezes pode ser chamada de clã.

Bearos também valorizam muito a força, a resistência física e a autossuficiência e costumam dizer que "Se você não pode fazer por si mesmo, não pode fazer por ninguém", um provérbio citado principalmente aos jovens para se tornem alguém de valor.

A cultura da raça é transmitida pela tradição oral de contar histórias de antepassados, mas os Bearos também possuem uma forma escrita de linguagem que consiste em formas de "golpes" com as garras. Não ligam muito para estudos - ciência - e preferem a ligação entre seu povo, seus valores próprios e a natureza acima de tudo.

Graças ao parentesco da raça com os ursos, muitos acreditam que Bearos hibernam, são preguiçosos e comilões e, de certa forma não estão tão errados, porém, a raça não tem o costume de hibernar, mas comem bastante pra atender às necessidades do corpo e, aproveitam momentos sem trabalhos importantes para cochilar.

Bearos são ótimos caçadores. A falta de rapidez da raça é compensada com estratégias e habilidades desenvolvidas conforme a necessidade e o lugar onde habitam. Mesmo sendo pesados e lentos, muitos Bearos são bons nadadores e sabem escalar árvores quando precisam pescar ou querem pegar frutas. 

Para demarcar seus lugares, é costume roçar as costas em árvores para deixar o cheiro próprio, além de usarem uma espécie de rugido que serve para afastar instrusos e intimidar até mesmo outros Bearos.

Habilidades Extras

Todas as habilidades a seguir podem ser compradas como se fossem habilidades de classe desde que preencha os requisitos:

Abraço de Urso
Habilidade (Técnica) - Suporte
Descrição: Você está acostumado a combater desarmado, particularmente com ataques de agarrar e apertar. Você recebe +2 em seus ataques desarmados e ignora a armadura do alvo em seus danos por apertar um alvo Constrangido.
Avalanche
Habilidade (Técnica) - Ação
Descrição: A necessidade faz surgir novas ideias e, na falta de armas ou melhores opções o corpo se torna uma arma eficiente.
Usando seu peso você se lança sobre um alvo para lhe causar dano, imobilizar ou derrubá-lo. A queda sobre um oponente causa dano igual à sua Força + 4/Contusão e o oponente deve fazer um teste de Força com dificuldade igual ao dano sofrido para evitar ser derrubado. Se ele falhar, você poderá escolher entre se levantar usando uma ação de movimento ou ficar sobre ele deixando-o Constringido, nesse caso, você será considerado um alvo Caído - recebendo -2 de Defesa contra ataques corporais e em todos os seus ataques.


Caçador Adaptado
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: O aprendizado obtido durante sua juventude - principalmente durante o exílio - perdura até hoje e lhe fez um caçador que supera as dificuldades para sobreviver. Graças à essa habilidade você pode rolar testes de Movimentação normalmente quando estiver nadando, correndo ou escalando e pode rolar +1d6 em testes relacionados com Sobrevivência.

Corpulência Distinta
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Seu desenvolvimento corporal é bastante avançado, seja por meios naturais ou graças a treinamentos. Isso lhe garante +5 Pontos de Vida e +1 Ponto de Força.

Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.

Cria Invernal
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você nasceu e cresceu numa região com invernos rigorosos onde sempre havia neve e ventos gélidos. Isso o fez se acostumar com as baixas temperaturas criando uma Resistência a Frio - sofre metade do dano de uma fonte que cause esse tipo de dano.

Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.

Rugido Bearo
Habilidade (Técnica) - Ação
Mana: 15
Descrição: Você aprendeu a emitir um poderoso rugido - ou também chamado de urro - para evitar confrontos, para ter vantagem em combate ou para intimidar fora de combate.
Todos os oponentes a até 5 metros ao seu redor devem fazer um teste de Vontade (Dificuldade 8 + sua Vontade). Os que falharem ficaram Amedrontados e não poderão realizar ações ofensivas contra você.

Um oponente só é afetado por esta habilidade uma vez por combate.

Este é um efeito de Medo.

Unhas e Dentes
Habilidade (Característica) - Ação
Descrição: Você possui garras longas e afiadas que ajudam a escalar e podem ser usadas em ataques desarmados. Essas garras lhe permitem rolar testes de Movimentação para escaladas usando +1d6 e causam Força + 2/Corte ou Perfuração de dano. Além delas, você possui presas fortes e pontudas que podem ser usadas em um ataque de mordida que causa Força +4/Corte.
Vigor do Urso
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Sua constituição vigorosa é exemplar mesmo para os padrões de sua raça. Você recebe +5 Pontos de Vida e tem Resistência à Contusão.

Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.

===

Lige
Singular masculino e feminino: Lige
Plural masculino e feminino: Liges

Atributos Iniciais:
Força 2
Agilidade 4
Inteligência 3
Vontade 3

Habilidade Automática:
Graça Felina
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui um corpo leve que lhe propicia boa mobilidade. Isso lhe permite rolar +1d6 em testes de Movimentação mas você é considerado Inapto para testes de Resistência baseados em Força. Além disso, você pode usar uma ação livre para se levantar ao invés de uma ação de movimento, mas recebe -2 em testes para evitar ser derrubado. Você também tem olhos adaptados que lhe permitem enxergar na escuridão, porém, sem distinguir cores.

Biologia

Liges são humanoides esbeltos com traços de felinos - geralmente linces ou outros felinos médio porte. Costumam ter entre 1,6 e 1,9 metro de altura e uma média variando próximo dos 70 quilos.

Em sua cabeça felina estão presentes um focinho curto com também curtas presas - porém afiadas - e um par de orelhas pontudas que ficam no topo e que conseguem "girar" e ser apontadas em direções distintas.

Apesar de composta por finos pelos, a pelagem que recobre o corpo dos Liges é esparsa e pode variar em tons diversos como cinza, caramelo, preto e raramente o branco.
A gestação Lige tem duração de 8 meses, um indivíduo é considerado adulto ao atingir 18 anos e a raça começa a apresentar sinais de velhice por volta dos 60 anos, tendo como média de longevidade os 80 anos.

A ligeira diferença de estatura - alguns centímetros e poucos quilos - é um dos sinais de distinção das fêmeas para os machos da raça, além de elas terem orelhas um pouco maiores, caudas mais alongadas - os machos tem caudas mais curvadas e atarracadas - e um pequeno par de mamas.


Cultura

Segundo os ensinamentos passados desde o início dos tempos, os Liges foram criados por Ahogr para ajudar os Jubans já que eles são grandes e pesados e então os Liges - tendo corpos mais leves e esbeltos - podiam fazer algumas tarefas com maior facilidade. Desde então as duas raças coexistem sendo bastante semelhantes em alguns pontos.

Mesmo não sendo tão religiosos quanto os Jubans - no sentido ferrenho - muitos da raça adotam para si o caminho do culto e entendimento dos dogmas da divindade. Liges são extremamente protetores com seus familiares, recebem o mesmo "benefício" dos seus "primos" - 1 ano de dispensa das tarefas - e são vistos como matriarcais.
Por conta da crença em sua origem, a raça se especializou em tarefas onde a agilidade é mais importante que a força, se tornando bons rastreadores. Alguns membros da raça desenvolveram um sexto sentido para compreender o ambiente que o cerca para assim saber sobre possíveis ameaças inimigas ou mudanças climáticas. Muitos Liges prezam, além dos dogmas de Ahogr, pela inteligência, acumulando vasto conhecimento.

No início, Jubans se achavam superiores aos Liges e mantinham certa distância e a relação entre as raças era complicada, mas, ao passar do tempo, ambas as raças entenderam o porque de ser necessário a coexistência já que uma complementa a outra e os Jubans passaram a respeitar mais os Liges. Atualmente, as duas raças são totalmente unidas, ambas se protegem e são tratadas como iguais pelas leis e pelos indivíduos e não é raro o caso de união entre membro das raças. Porém, não existem mestiços e sempre irá nascer uma cria pura. 

Habilidades Extras
Todas as habilidades a seguir podem ser compradas como se fossem habilidades de classe desde que preencha os requisitos:

Corredor Tático
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você sabe quando precisa forçar seu corpo e correr ainda mais. Sempre que você estiver em carga, correndo ou recuando, seu deslocamento passa a ser calculado como se você tivesse Deslocamento +1.

Passos Leves
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você tem patas com a sola acolchoada que faz com que seus passos emitam pouco ou nenhum ruído. Isso lhe confere vantagens furtivas, permitindo que role +1d6 nestes testes.

Prontidão
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Graças ao seu par de orelhas que se movimentam na direção de ruídos você dificilmente é pego desprevenido. Você rola testes de Iniciativa com bônus de +2.

Sentidos da Floresta
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Você possui um sexto sentido que permite entender os sentimentos da fauna e da flora, sabendo quando um inimigo passou por perto, mudanças de clima, se um animal é hostil ou amistoso ou se uma planta é venenosa ou curativa.

Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.
Sentidos de Caçador
Habilidade (Característica) – Suporte
Descrição: Você possui uma audição aguçada e uma visão treinada. Você pode rolar +1d6 em todos os seus testes de percepção ligados à visão e a audição.

Sete Vidas
Habilidade (Característica) - Suporte
Descrição: Assim como os parentes felinos de pequeno porte, um Lige parece ter mais de uma vida. Uma vez por dia, você pode ignorar uma quantidade de dano que levaria seus Pontos de Vida a 0 ou ignorar um dano crítico.

Especial: Você só pode selecionar essa Habilidade durante a criação do personagem.

Sorte do Gato
Habilidade (Característica) - Reação
Descrição: Os gatos caem sempre de pé e talvez seu parentesco com esses felinos lhe garantiu uma habilidade similar. Uma vez por dia você pode rolar novamente um teste de Agilidade - que não seja um Ataque - em que falhou. Você deve anunciar o uso dessa habilidade antes de rolar o teste e pode escolher a melhor rolagem.

Unhas e Dentes
Habilidade (Característica) - Ação
Descrição: Você possui garras longas e afiadas que ajudam a escalar e podem ser usadas em ataques desarmados. Essas garras lhe permitem rolar testes de Movimentação para escaladas usando +1d6 e causam Força + 2/Corte ou Perfuração de dano. Além delas, você possui presas fortes e pontudas que podem ser usadas em um ataque de mordida que causa Força +4/Corte.

2 comentários:

Domenico Gay disse... @ 20 de novembro de 2015 às 15:39

Gostei bastante das descrições das raças - em particular, dos Bearos! Tenho algumas observações (e dúvidas) com relação às regras, no entanto:

A Habilidade Automática dos Bearos, Corpo Pesado, apresenta uma série de Vantagens e Desvantagens que se equivalem. Assim como no caso dos Jubans, que têm a mesma Habilidade Racial Automática, eu aumentaria 1 ponto em algum Atributo da Raça (totalizando 13 ao invés dos 12 padrão) por conta disso.


A Habilidade Abraço Apertado permite que os Bearos façam uma ação que qualquer personagem pode fazer...

Caçador Adaptado diz que o Bearo pode rolar 3d6 em testes de sobrevivência. Ele não deveria receber +1d6 nesses testes ao invés disso?

Ahei Vigor do Urso meio desbalanceado. São três bônus distintos numa mesma Hailidade. Sugiro trocar por Fortaleza, como aparee na Dragon Cave #11.

Unhas e Dentes (que ambas as raças têm) poderia ser dividida em Mordida (que faz mais dano) e Garras (que faz menos danos, mas de um tipo diferente, e dá bônus para agarrar, que seria interessante pros Bearos, e Escalar, que seria interessante pros Liges)

Achei Corredor Tático fraco. Porque não simplesmente oferecer Deslocamento +1? Mais simples e mais eficiente.

Quando um Lige usa Sete vidas pra ignorar um dano crítico, ele ignora todo o dano ou passa a considerar o dano como sendo normal apenas?

Sorte do Gato deveria ser uma Habilidade do tipo Reação.

Juban Albino™ disse... @ 20 de novembro de 2015 às 17:05

Sugestões e correções anotadas e alteradas.

Corpo Pesado foi alterada, mesmo que ainda tenha o mesmo nome da Habilidade Oficial presente na DC#10.

Abraço Apertado foi trocado pela habilidade que enviou como sugestão.

Caçador Adaptado passou por correção.

Vigor do Urso sofreu alteração perdendo um dos três bônus.

Unhas e Dentes se manteve, porém teve alteração como sugerido.

Corredor Tático teve a alteração sugerida.

Sorte do Gato teve a correção.

Sobre a habilidade Sete Vidas, não necessariamente precisa ser um dano letal. O crítico ignorado poderia não levar os PVs do Lige a 0, mas algum efeito secundário poderia ser bastante prejudicial.

Obrigado pelos comentários e mais uma vez por vir aqui me acudir e dar umas lições. Abraço!

Postar um comentário

 
Tema original modificado por Juban Albino.. Tecnologia do Blogger.

Entocados